O uso do celular no trabalho

celular-no-trabalho

Você usa o telefone celular no trabalho? O uso pode atrapalhar sua produtividade? A facilidade de ter na palma das mãos o acesso a toda sua lista de amigos, às redes sociais e a uma enorme quantidade de aplicativos provoca conflito nas relações entre funcionários e empregadores.

O uso em excesso do telefone celular no ambiente de trabalho pode, além de prejudicar as atividades, ocasionar uma demissão por justa causa, advertem especialistas.

Não existe uma lei que proíba o uso do telefone celular no local de trabalho, mas o empregador tem o poder de exigir que o aparelho não seja usado durante o expediente. A empresa precisa vetar ou o funcionário que precisa ter iniciativa? Segundo o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, se afastar do telefone móvel é algo que deve partir do funcionário.

Se você tiver a atitude de deixar o celular de lado e usá-lo apenas no seu horário de descanso, você ganha pontos com o seu superior. Utilizar o aparelho em horário de trabalho pode tirar o foco do funcionário, além de tomar advertência. Para fazer um bom trabalho, a pessoa precisa estar centrada e sem nada que tire a sua atenção, afirma.

Mas caso a iniciativa não venha do trabalhador, é saudável que a empresa proíba o uso? O melhor jeito de decisão é o de acordo coletivo. Se o chefe achar que a conversa e a advertência não funciona, ele deve optar por um acordo que seja divulgado para todos os trabalhadores.

Mas o especialista reforça que o acordo deve acontecer entre todos os funcionários, sem restrição nenhuma. Se acontecer um acordo, todos que trabalham na empresa precisam cumprir. Não adianta o funcionário não usar o aparelho e o superior ficar conectado no celular o dia todo. Deve haver um consenso entre todos.

Referência do conteúdo: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/especialista-aconselha-sobre-uso-de-celular-no-ambiente-de-trabalho,0b065d567aa974e440673b617c451b6as7684r0j.html

dicas , , , , , , , , , , , , , , ,